Leitura da Semana

Acesse mais leituras e mensagens de D. John Main e D. Laurence Freeman:

Reflexões da Quaresma

Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >

Encontre um Grupo de Meditacao Crista

Reflexão do Advento

Quarta Semana do Advento

D. Laurence Freeman, OSB

Quarta Semana do Advento 2016

A poucos passos do centro de retiro no Rio há uma passagem que nos leva uma pequena Amazônia. Siga-o até o fim – não tenha medo, você não ficará longe do mundo que lhe é familiar e a passagem é feita pelo homem – e você se verá imerso e bem-vindo como parte do zunido sem fim e do movimento da vida. A ecologia da floresta é uma dança de tamanha complexidade e tão intrínseca, que não é possível conceituá-la. Analisá-la é perdê-la. Para captá-la como um todo, é preciso mudar o foco.

Leia mais...

Terceira Semana do Advento

D. Laurence Freeman, OSB

Terceira Semana do Advento 2016

Certa vez conheci um jovem empresário de uma área muito problemática do mundo. Notei que, numa conversa anterior com outras pessoas sobre a situação política, ele se manteve indiferente e calado. Mais tarde, sozinho comigo, ele disse que não fazia política porque “eles (políticos) são todos iguais”. Eu pensei, bem, eles são os mesmos na medida em que são todos imperfeitos; mas o modo e o grau de imperfeição de cada um não é o mesmo. Perguntei-lhe como estavam seus negócios e ele se animou. “Estão muito bem. Difícil, arriscado. Mas podem-se fazer muitos bons negócios durante uma crise”. Esse foi para mim o ponto mais triste da minha visita e lançou uma luz sinistra sobre o futuro de nossas democracias falidas.

Leia mais...

Segunda Semana do Advento

D. Laurence Freeman, OSB

Segunda Semana do Advento 2016

Na semana passada nós olhamos para o Advento como uma iluminação do desejo. Os seres humanos, que são criaturas do desejo, experimentam crescimento na auto-transcedência e por meio da transformação do desejo - o que nós queremos e como nós perseguimos o que almejamos.

Leia mais...

Primeira Semana do Advento

D. Laurence Freeman, OSB

advent01 2016

Somos criaturas do desejo

Nós temos esperado pelo Advento na maior parte do ano (o Verbo se fez carne em 25 de Março, na Festa da Anunciação). Mas, como uma semente crescendo silenciosamente no solo dia e noite, este silêncio começa a se fazer audível nas quatro semanas do Advento. Se pudermos escutar o aumento do volume do silêncio da Encarnação durante esta estação de alta expectativa, estaremos melhor preparados para celebrar o Natal da maneira como se espera que seja celebrado.

Leia mais...