Grupo de Meditação Crisã

Encontre um
Grupo de Meditação

Para Ler

Domingo de Páscoa

Domingo de Páscoa

Por Laurence Freeman OSB Feliz Páscoa! E finalmente, podemos dizer Aleluia novamente! Uma palavra diz tudo. São...

Leia mais

Sábado de Aleluia

Por Laurence Freeman OSB Por algum tempo, a morte permanece muito hipotética no panorama humano da vida....

Leia mais
Sexta-feira Santa

Sexta-Feira Santa

Por Laurence Freeman OSB Desde a minha infância, as descrições do Evangelho sobre os últimos dias e...

Leia mais
Quinta-feira Santa

Quinta-feira Santa

Por Laurence Freeman OSB A ideia de sacrifício nos leva a fundo em como os seres humanos...

Leia mais

Para ver

Fundadores

John Main OSB

Laurence Freeman OSB

Seja um oblato da WCCM

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
🧘🏾‍♀️Retiro de Meditação Cristã para jovens adultos🧘‍♂️
*INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL: o florescer de uma vida plena e com sentido*

🗓️31/05 a 02/06 (Corpus Christi 2024) 
na Orchestra do Silêncio em Joanópolis/SP

“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.” Teilhard de Chardin

A inteligência espiritual é uma dimensão superior de inteligência, para além do ego, que tem acesso às qualidades maduras e às capacidades avançadas do verdadeiro eu, sob a forma de sabedoria, compaixão, integridade, alegria, amor, criatividade e paz. A inteligência espiritual revela um sentido mais profundo de significado e objetivo, e melhora um vasto leque de competências importantes para a vida e para o trabalho.
Conheça o local: https://orchestradosilencio.com.br/

✅VALORES
À vista (10% desconto) R$ 1.336
2 x de R$ 734,80 (para inscrições feitas até 25/04/24)
Incluso: hospedagem, alimentação, práticas e palestras.
NÃO incluso: transporte até o local

👩🏽‍🤝‍👨🏼PÚBLICO ALVO
Esse evento faz parte do programa de jovens adultos da WCCM, assim é destinado ao público de 18 até 45 anos (com ou sem experiência prévia de meditação cristã). Se você tem mais de 45 anos, a WCCM Brasil oferecerá uma série de outros eventos em 2024 (consulte o site www.wccm.org.br). Se você tem mais de 45 anos, contudo é responsável pela implementação de programas de meditação com crianças ou jovens, por favor encaminhe um email para tayna@wccm.org.

ℹ️LINK INSCRIÇÃO
https://bit.ly/retirojovens2024wccm

LINK BOLSA DE ESTUDOS
https://bit.ly/bolsadeestudos2024wccm
Reflexão da Quaresma
Domingo de Páscoa
Por Laurence Freeman OSB

Feliz Páscoa! E finalmente, podemos dizer Aleluia novamente! Uma palavra diz tudo.

São João olhou para o túmulo vazio e deixou Pedro, seu companheiro a quem havia ultrapassado para chegar lá, entrar primeiro. Pedro, a parte boa, mas menos sutil de nós. Então João, o amante em nós, entrou e ‘viu e acreditou’.

Enquanto eu estava escrevendo essas reflexões durante a Quaresma, tive um companheiro invisível, sem dúvida parte de mim mesmo, que não é apenas um não-crente, mas também não apenas ‘acredita’. Esta é uma parte importante de nós mesmos para fazer amizade e aprender, porque sua curiosidade questionadora dá espaço para a fé crescer e nos ensinar coisas que nunca sonhamos antes. Tornamo-nos entusiasticamente inautênticos se apenas pulamos dizendo que ‘acreditamos’. De qualquer forma, a palavra que traduzimos como ‘acreditar’ tem muito mais conteúdo e alcance de significado – ter fé em ser persuadido, confiar. A palavra em inglês ‘believe’ (acreditar) vem da palavra ‘love’ (amor).

Algo irrompe hoje na jornada da humanidade rumo à consciência, há muito imaginado e muito esperado. Não é como a resolução de um problema matemático ou mesmo como terminar um trabalho no qual estivemos envolvidos por muito tempo. É mais como a explosão de uma semente ou a abertura de uma flor. Pode ser reconhecido melhor se o permitirmos, momento a momento, persuadir-nos de que ele nos entende.

(CONTINUA NOS COMENTÁRIOS)

…………
Releia as reflexões diárias no site: wccm.org.br/quaresma-2024

#quaresma2024 #semanasanta #reflexãododia #laurencefreeman #meditaçãocristã #WCCM
Reflexão da Quaresma
Sábado de Aleluia
Por Laurence Freeman OSB

Por algum tempo, a morte permanece muito hipotética no panorama humano da vida. Após a breve imortalidade da juventude, e com nossa primeira experiência de perder alguém que amamos, a morte parece uma possibilidade crescente. Mesmo quando temos a graça inexplicável de acompanhar alguém que amamos ao ponto em que "isto se realiza", e eles respiram por último enquanto seguramos a mão, o momento real cai como a lâmina de uma guilhotina. Como no Sábado Santo, há um grande silêncio, ausência, e vazio sem fundo.

A maneira como uma pessoa morre pode expandir os portais através dos quais a graça da morte – confrontando-nos com a face mais nua da verdade – varre sobre nós. Enquanto eles estão pendurados em sua cruz esperando, eles podem ser pacíficos, confiantes, aceitando e até mesmo visivelmente cheios de admiração com o que estão vendo, e sendo convocados e recebidos. Podemos não ver exatamente como eles veem, mas vemos algo disso ao ver que eles o veem. Por um momento, por causa de nosso ego irritante, podemos até nos sentir deixados de fora e esquecidos, pois eles são irresistivelmente atraídos para o que estão vendo. Quando dão seu último suspiro, essa visão compartilhada parece terminar, como a queda de uma cortina no palco, ao final de uma apresentação. Somos deixados sozinhos com nossa memória, em um mundo sempre esgotado, à medida que eles passam, além de todas as maneiras pelas quais nos acostumamos reconhecê-los.

Não foram escritas palavras mais poderosas que comuniquem essa maravilha, paz com dor e tristeza lancinante, do que aquelas que ouvimos ontem. Vemos o que eles viram, do que ele estava vendo, através de uma memória transmitida por aqueles que estavam lá e sofreram, alterados pelo que viram, mas não puderam explicar. Ao contrário da maioria das memórias, no entanto, não começou a enfraquecer a partir do dia seguinte e, eventualmente, falhou e entrou no grande esquecimento que consome tudo. 

(CONTINUA NOS COMENTÁRIOS)

…………
Acompanhe as reflexões diárias no site: wccm.org.br/quaresma-2024

#quaresma2024 #semanasanta #reflexãododia #laurencefreeman #meditaçãocristã #WCCM
COMO MEDITAR?
Sente-se com a coluna ereta em quietude.
Feche seus olhos levemente.

Fique na posição sentada relaxadamente, mas alerta.
Silenciosa e interiormente, comece a repetir uma oração de uma única palavra.

Recomendamos a palavra oração “Maranatha”.
Recite-a como quatro sílabas de igual duração.
MA  RA  NA  THA

Ouça-a enquanto a vai repetindo com suavidade, mas continuamente.

Não pense ou imagine nada – mesmo que seja de ordem espiritual.

Se vierem pensamentos ou imagens, considere-os apenas como distrações no período da meditação, e então volte apenas a repetir a sua palavra.

Medite a cada manhã e a cada fim de tarde por cerca de vinte a trinta minutos.

Fonte: wccm.org.br/como-meditar

#meditaçãocristã #wccm #meditar #silencio #sabedoria
Reflexão da Quaresma
Sexta-Feira Santa
Por Laurence Freeman OSB

Desde a minha infância, as descrições do Evangelho sobre os últimos dias e horas da vida de Jesus me cativaram e me fascinaram como alguma coisa de suprema importância e significado. Cada parte da história é uma parte de mim. Conforme nos preparamos para a Sexta-Feira Santa aqui em Bonnevaux – depois de uma divertida celebração da Quinta-Feira Santa – poderíamos ter um sentimento do tipo “bom, a vida é assim”: celebração em um dia, más notícias amanhã. Será que tem algum significado: este ciclo de alegria e miséria? Ou é apenas sobre aceitar o que precisamos? Mas, perguntar isso parece um erro, procurando por explicações onde elas não existem.

Quando você não pode explicar alguma coisa, forneça estatísticas. No geral, os Evangelhos dedicam um espaço desproporcional à descrição destas últimas horas: 30% de todos os textos do Evangelho, a respeito deste homem de 33 anos, é sobre o relato dos seus últimos dois ou três dias. João, o Evangelho mais profundo, dedica 43% e Marcos, o primeiro e mais curto dos Evangelhos, 40%. Dá uma boa sensação ter mensurado isso, apesar de que os Evangelhos ainda não dêem nenhuma explicação sobre o seu significado. Por que a sua morte é tão importante? Por que não sabemos mais dos primeiros anos da sua vida, da sua personalidade, especialmente os seus ensinamentos? Estes pontos poderiam ter sido incluídos e os últimos anos reduzidos. 

Portanto, apesar da Sexta-Feira Santa ser tão relevante para mim, não consigo dizer o motivo. O que fui ensinado originalmente – Jesus morreu por nós por causa do pecado original – é a clássica “teoria da reconciliação”. Mesmo quando eu era mais jovem ela não me convencia, mesmo que eu nunca tenha argumentado contra ela. Wittgenstein, que acreditava que a Ressurreição só podia ser compreendida pelo amor, disse que “quando não podemos falar, devemos nos manter em silêncio”. 

(CONTINUA NOS COMENTÁRIOS)

…………
Acompanhe as reflexões diárias no site: wccm.org.br/quaresma-2024

#quaresma2024 #semanasanta #reflexãododia #laurencefreeman #meditaçãocristã #WCCM

LIVE INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL Participe da conversa com Taynã Malaspina, Ida Mara e Carlos Siqueira sobre o tema do Retiro de Meditação Cristã para Jovens Adultos 🗓️ Dia 17/04 às 21h00, no Instagram da Comunidade: https://www.instagram.com/wccmbr Saiba mais sobre o retiro no site: https://www.wccm.org.br/evento/inteligencia-espiritual-retiro-para-jovens-adultos/