Leitura da Semana

Acesse mais leituras e mensagens de D. John Main e D. Laurence Freeman:

Reflexões da Quaresma

Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2018 >
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >

Séries de Palestras

Encontre um Grupo de Meditacao Crista

Calendário de Eventos

perfil laurence

O Entendimento da Fé

Extraído do livro Primeira Vista- A Experiência da Fé (Petrópolis - RJ: Ed. VOZES, 2012).

A mera afirmação e defesa de nossas convicções não pode conduzir a uma verdadeira comunidade de fé. Isso faz com que nos tornemos membros de uma seita, uma cabala fundamentalista. Fecha a mente como órgão de percepção e da verdade. Caso confundamos a fé com a crença, dessa maneira, e passemos a pensar na fé como doadora de um senso de sermos diferentes ou superiores aos outros, terminaremos como o fariseu que agradecia a Deus por fazê-lo diferente dos outros e ficava satisfeito por ser superiormente diferente. A mente religiosa, nesse estado, pode até se persuadir a si mesma de que isso seja humildade. Ao nos identificarmos inteiramente com a crença ..., ocupamos um mundo privado só nosso, em lugar do Reino de Deus, ou do Reino de Cristo, no qual “não há nem judeus nem gregos, homens ou mulheres, escravos ou libertos”. Os religiosos frequentemente têm receio do poder da fé, precisamente porque ela tende a nos dirigir para esse reino indiferenciado do Espírito no qual são destruídas todas aquelas diferenças religiosas, sociais e até mesmo de gênero, que as crenças que colocamos em nosso altar podem controlar minuciosamente.

A fé é a pista de alta velocidade para o espírito. Todo ato de fé que fazemos é uma descoberta do labirinto do espírito. A crença, quando rompida pela fé, conduz a um labirinto de espelhos, uma série de infinitas regressões, o labirinto egoísta. Labirintos levam a pontos sem saída, e, quanto mais nos perdemos, mais entramos em pânico. Os labirintos só nos pedem para seguirmos fielmente seus volteios estranhos, de modo a sermos levado de volta ao lar, ao centro.

 


Texto original em inglês

An excerpt from Laurence Freeman, OSB, FIRST SIGHT: The Experience of Faith (London: Continuum, 2011).

Merely asserting and defending our beliefs cannot lead to a true community of faith. They make us become sect-members, a fundamentalist cabal. They shut down the mind as an organ of perception and truth.  If, by confusing faith and belief in this way, we think of faith as bestowing a sense of being different or superior to others we end up like the Pharisee who thanked God for making him different from others and found satisfaction in being superiorly different. The religious mind in this state can even persuade itself that this is humility. Identifying entirely with belief . . . we occupy a private world of our own rather than the kingdom of God or the Christ-realm in which “there is neither Jew nor Greek, male or female, slave or free.” Religious people often feat the power of faith precisely because it tends toward this undifferentiated realm of the Spirit where religious, social and even gender differences that our enshrined beliefs can control minutely, are all dismantled.


Faith is the highway to the spirit. Every act of faith we make is an uncovering of the labyrinth of spirit. Belief, sundered from faith, leads to a maze of mirrors, a series of infinite regressions, the egotistical maze. Mazes lead to dead-ends and the more we get lost the more we panic. Labyrinths only ask us to follow faithfully their strange loops and bends in order to lead us home.

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.