Leitura da Semana

Acesse mais leituras e mensagens de D. John Main e D. Laurence Freeman:

Reflexões da Quaresma

Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2019 >
Quaresma 2018 >
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >

Séries de Palestras

Encontre um Grupo de Meditacao Crista

Segunda-feira da 2ª Semana da Quaresma

D. Laurence Freeman

Dai, e haverá dádivas para vós: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será derramada no vosso colo; porque a quantidade que medirdes é a quantidade que vos será dada em retorno. (Lc 6:38)

A primeira etapa do dar (uma de nossas práticas da Quaresma) é a suspensão do tomar - ou pelo menos do tomar como certo. Muitas vezes fico surpreso ao perceber o quanto eu tomo como certo; o quanto eu sou beneficiado pela generosidade dos outros sem sentir a gratidão genuína que vem de estar surpreso e de uma percepção (não de auto-rejeição) da própria indignidade. Quando isso acontece, uma verdadeira medida de gratidão é sentida. Então, depois da gratidão por isto ou aquilo, estamos cheios de simples agradecimento pelo que é - que na verdade é um estado de pura consciência, uma pequena porção de pura oração.

É melhor estar convencido de que se é "merecedor" de receber pela generosidade dos outros do que sentir que é nosso direito receber. Mas o ego é mais complicado que isso a maioria do tempo. E, assim, atrapalhamos a vida diária com um muitas vezes baixo nível de consciência de nossa verdadeira relação com os outros e com uma humildade levemente hipócrita.

As palavras de Jesus, acima, nos negam essa opção pela confusão e auto-engano. Nós as implementamos quando meditamos e de outras maneiras, apoiados pela meditação, pelas quais tiramos a atenção de nós mesmos e a colocamos em outros. Observe o tom - não um moralista: você deve fazer isso ou aquilo. Mas uma revelação: é assim que é, e, se você pode ver o que está lá, você pode ver como isto resulta daquilo.

A mensagem de hoje sobre a doação expressa francamente o elemento de interesse pessoal que nos atrai - seja um doador e estará mais propenso a receber dádivas. Isso é corroborado na vida diária - no médio e longo prazo de qualquer modo. Mas além do interesse pessoal, há neste ensinamento um vislumbre do horizonte da natureza da realidade absoluta. A princípio, parece um tipo de borrifo enevoado, radiante. Conforme nos aproximamos, a grande cachoeira de amor criativo emerge, sempre fluindo na mesma direção, que é a Trindade.

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.