Reflexões da Quaresma

Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >

Encontre um Grupo de Meditacao Crista

Reflexões da Quaresma

Domingo de Páscoa

D. Laurence Freeman

Domingo de Páscoa 2017

Por quarenta dias e noites - e mais - estivemos no deserto. E agora, no dia de Páscoa, quando o sol nasce, deixamos a parte mais difícil para trás. 

A maneira como vemos o deserto está agora transformada. Vemos as mesmas coisas, as rotinas da vida continuam como antes, as árvores e as nuvens são o que eram antes, políticos e banqueiros, artistas, terapeutas e monges fazem as suas coisas como antes. As fraldas ainda precisam ser trocadas e os tanques de gasolina reabastecidos. Continua a peregrinação da meditação da manhã e da noite .

Leia mais...

Sábado Santo

D. Laurence Freeman

Sábado Santo 2017

A morte é sempre dramática. É o encerramento final. Os dias após a morte podem ser tudo menos dramáticos. Frequentemente eles são mundanos e descoloridos, o começo de uma lenta, implacável depressão. Aqueles que se sentem deixados para trás nessa praia vazia da existência, começam a adaptar-se ao espaço vazio, ao vácuo deixado para eles por quem amavam. Suas vidas giravam em torno daquela pessoa de maneira que tinham apenas meia consciência antes, e em profundezas neles mesmos que nunca tinham notado antes.

Leia mais...

Sexta-feira Santa

D. Laurence Freeman

Sexta-feira Santa 2017

Você se lembra da Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma?

A Sexta-feira Santa é o fim de uma linha que temos seguido desde então. Precisamos sentir sua finalidade para podermos adentrar o epílogo que é um novo começo.

Leia mais...

Quinta-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman

Quinta-feira da Semana Santa 2017

Bede Griffiths foi um grande defensor do Concílio Vaticano II. No entanto, havia uma frase em um dos documentos com a qual não concordava, que dizia que a ‘fonte e ápice’ da vida da igreja é a Eucaristia. Ele amava a Eucaristia e celebrava-a lindamente, todos os dias, em seu ashram Beneditino na Índia. Mas ele sentia que era melhor teologia dizer que a fonte e ápice da Igreja é o Espírito Santo.

Leia mais...

Quarta-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman

Quarta-feira da Semana Santa 2017

Por um período Jesus foi popular e, depois, rejeitado. Ele dá a impressão de nunca ter cortejado a multidão, para apenas amar as pessoas comuns que ele via serem maltratadas, menosprezadas e manipuladas por seus líderes. Assim como em um eleitorado moderno, as pessoas nele projetaram suas esperanças de um líder forte, por um curto período. O sucesso gera sucesso. Quanto mais as pessoas elogiam, mais o movimento ganha velocidade. Mas, então, acidenta-se em uma colisão, como aconteceu com ele.

Leia mais...