Carta 25 - Escola de Meditação

ESCOLA DE MEDITACAO WCCM

Ano 1 - Carta 25

Citações sobre o Mantra nas Tradições

Oriental e Ocidental do Cristianismo

Cara(o) Amiga(o)

 

 

“A mente deveria se agarrar ao mantra incessantemente até que, fortalecida pelo uso contínuo dele, elimine e rejeite os  ricos e variados assuntos  de todos os tipos de pensamento, e se restrinja à pobreza do verso único.  Aqueles que atingem esta pobreza chegam com facilidade à primeira das Bem-Aventuranças; ‘Bem-aventurados os pobres em espírito pois deles é o Reino dos Céus.”

João Cassiano -- Conferência X

 

“Use esta pequena palavra e reze, não com muitas palavras, mas com uma pequena palavra de uma sílaba. Fixe esta palavra firmemente em seu coração para que ela esteja sempre lá, aconteça o que acontecer. Com esta palavra, você suprimirá todos os pensamentos.”

 

A Nuvem do Não Saber – Capítulo 7

 

“A Oração de Jesus, contínua e interior, é um chamado constante e ininterrupto ao divino Nome de Jesus com os lábios, no espírito, no coração. Aquele que se acostuma a este apelo vivencia como resultado uma consolação tão profunda e uma necessidade tão grande de sempre oferecer sua oração, que não pode mais viver sem isso, e a oração continuará, pela própria vontade, a se fazer ouvir dentro dele.”

 

Relatos de um Peregrino Russo

 

“Que a memória de Jesus se una à sua respiração e, então, você conhecerá a utilidade do silêncio.”

 

S. João Clímaco

 

“A melhor coisa que alguém pode fazer é fixar Jesus em seu coração e nunca querer nenhuma outra coisa.”

Richard Rolle – Fire of Love

 

“É quase impossível para as pessoas que estão começando, acreditar que possa existir qualquer coisa que seja significativa em ficar sentado quieto, fechando seus olhos suavemente para apenas começar a recitar uma palavra. Você precisa tomar isso pela fé, quando começa. De início, comecei a meditar dessa forma há cerca de trinta anos. Suponho que eu era tão canhestro quanto qualquer um da minha idade, porque eu estava sempre dizendo a quem me ensinou: ‘quanto tempo isso vai levar? Você sabe, não posso ficar aqui sentado repetindo esta palavra para sempre.’ Ele me olhava com um certo olhar de sofrimento, e simplesmente desviava o olhar ou então apenas dizia, ‘Repita seu mantra’.  Trinta anos depois, eu ainda me surpreendo com a sabedoria daquele ensinamento. Como disse, quando você começa, precisa tomar isso pela fé. Nada que eu possa dizer será muito relevante para você em comparação com a força persuasiva de sua própria experiência. Você entrará em uma simplicidade cada vez mais clara.”

 

John Main

 

“O Padre John Main sempre insistia que este é um caminho muito simples e humilde. ‘Silenciosamente repetir a sua palavra,’ ele dizia, ‘mantém o  ego no lugar dele e conduz você ao transcendente.’ Mas, a não ser que o mantra esteja acompanhado de fé e amor, ele não tem real valor; seria apenas mais um mecanismo. É um verdadeiro perigo acreditar no mecanismo do mantra, ao passo que, como expressão de fé e amor, ele se torna um meio muito poderoso de direcionar a sua fé e abrir você para Deus.”

 

Bede Griffiths

Até a Próxima Semana

Escola da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã
BRASIL

 

< Acessar outras Cartas

 

A Importância do grupo semanal de meditação