Carta 51 - Escola de Meditação

ESCOLA DE MEDITACAO WCCM

Ano 1 - Carta 51

Quais as características de um Grupo de Meditação Cristã

Cara(o) Amiga(o)

 

 

A Comunidade Mundial de Meditação Cristã possui uma missão:

 

"Comunicar e incentivar a prática da meditação tal como transmitida pelos ensinamentos de John Main, dentro da tradição cristã e, no espírito de servir para a unidade de todos."

 

Quando é que um grupo de meditação é um grupo de Meditação Cristã? A resposta para isso, em poucas palavras, é: quando a justificativa para a oração silenciosa, que é a parte mais importante de uma reunião, fundamenta-se no ensinamento de John Main.

 

Esse ensinamento pode ser transmitido de muitas maneiras diferentes nos grupos. Como introdução ao silêncio, são muito úteis em muitas partes do mundo as gravações em língua inglesa de John Main ou Laurence Freeman, especialmente a série "Meditatio Talks", que se encontram no site internacional da Comunidade (https://meditatiotalks.wccm.org/). Em muitas partes do mundo são utilizadas passagens dos livros traduzidos de John Main e Laurence Freeman, ou de outros autores de nossa Comunidade. O Website oferece recursos, incluindo estas “Leituras Semanais” e as "Cartas Semanis da Escola”.  Alternativamente, os meditantes oferecem reflexões sobre o ensinamento, a partir da sua própria leitura dos ricos recursos disponíveis.

 

A configuração do grupo segue um formato claro:

Uma breve introdução - não mais de 10-15 minutos - incluindo um lembrete da disciplina básica (especialmente quando há quem esteja participando pela primeira vez);

Indicação clara do início e do término da meditação, talvez alguma música suave para ajudar as pessoas a se acalmar;

25-30 minutos de meditação;

Oportunidade para perguntas.

 

Qualquer um é bem-vindo a se unir a um grupo. Nunca fazemos perguntas sobre sua filiação religiosa ou espiritual. Se as pessoas mencionam que suas raízes são de uma outra disciplina, elas são encorajadas a entrar, e manter o silêncio da forma como elas aprenderam e estão acostumadas. Mas o foco do grupo nunca se desvia dos ensinamentos de John Main e de Laurence Freeman. Os recém-chegados logo descobrem o quanto esse ensinamento é universal, uma inspiração para quem quer que esteja no caminho espiritual.

 

Algumas pessoas interessadas em iniciar um grupo de meditação podem muito bem começar por atrair outras oferecendo práticas de Yoga e Meditação ou de Tai Chi /Chi Kung e Meditação. A preparação física dessas disciplinas é excelente como preliminar para a meditação, mas é importante ressaltar que a meditação que ensinamos é uma disciplina espiritual, não apenas uma forma de relaxar e lidar com o estresse. É perfeitamente possível usar a meditação puramente por causa de seus benefícios à saúde, enquanto técnica de relaxamento e transformação de corpo e mente, e parar por aí. Mas, isso representaria uma oportunidade perdida; há muito mais na meditação do que seus benéficos efeitos fisiológicos no corpo. Trata-se de uma disciplina no caminho para a transformação pessoal, para a clareza de discernimento e, para a consciência plena.

 

Até a Próxima Semana

Escola da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã
BRASIL

 

< Acessar outras Cartas

 

A Importância do grupo semanal de meditação